sexta-feira, 17 de maio de 2013

Como o autismo se processa ao longo da vida?

O autismo não pode ser diagnosticado apenas a
partir de um só sintoma, é necessário que estejam presentes simultaneamente
os sintomas principais o que acontece, por vezes, antes dos 3 anos.
Ao longo da vida há uma evolução dos sintomas
relacionada com as características dos diferentes níveis etários e com as
características individuais. A pessoa com autismo é um indivíduo único e
não deixa de passar por todas as etapas da vida como qualquer outro ser humano.

O bebé com autismo pode demonstrar:
indiferença, falta de interesse pelas pessoas e pelo ambiente, medos
estranhos. Não dá resposta ou dá respostas diferentes das dadas pelos
outros bebés. Pode ter problemas de alimentação, ou de sucção; ter falta
de interesse pela comida; rejeição ou preferência por certos alimentos.
Pode ter problemas de sono e chorar muito ou nunca chorar.

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Até aos 12 meses podem aparecer comportamentos
repetitivos, restritivos ou estereotipados (bater palmas, rodar objectos,
abanar a cabeça). A criança pode ter interesses obcessivos pela luz, por um
brinquedo ou objecto. Pode tardar a andar.

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Até aos 24 meses, manifesta-se a ausência ou
dificuldade de comunicação verbal e gestual. A linguagem pode tardar ou não
aparecer.

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A criança pode não manifestar interesse pelas
actividades de autonomia que começam geralmente nessa idade (querer comer
sozinho e vestir-se sozinho); dá respostas inadequadas aos estímulos
sensoriais: tem hipo ou hiper sensibilidade ao frio e ao calor, à luz, à dor
ou a certas texturas. Há falta de correlação da causa efeito.

Depois dos 2 anos, a criança pode não brincar
normalmente, não entrar em brincadeiras com pares ou com o grupo.

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A esta altura, os problemas do domínio cognitivo,
especialmente de linguagem, começam a estar presentes. A criança com autismo
usa a ecolália frequentemente. Fala, utilizando padrões repetitivos e não usa
o «sim» e o «não»; inverte os pronomes; escolhe palavras cujo som lhe
agrada e repete-as fora do contexto. Não compreende os sentidos figurados.

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O período dos 3 aos 6 anos é uma etapa muito difícil
para a criança e para os pais pois a deficiência manifesta-se claramente.
Podem aparecer comportamentos agressivos, birras sem causa aparente, medos
excessivos ou irracionais de situações diárias.

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Dos 6 anos à adolescência alguns dos sintomas
mais perturbadores de comportamento tendem a diminuir. Mas o autismo permanece
uma incapacidade para o resto da vida.

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Com educação adequada, os sintomas
podem não ser tão patentes e haver uma melhoria da qualidade de vida. Por
outro lado, um ambiente inadequado ou falta de educação apropriada podem
levar a uma regressão e/ou perda de capacidades previamente adquiridas e ainda
a deteoriação de comportamentos como a auto-mutilação, gritos,
destruição...

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